A Iluminação desempenha uma função vital na forma como as pessoas habitam e compreendem a arquitetura que as cercam. A luz traz um valor emocional para a arquitetura pois ajuda a criar uma experiencia para aqueles que ocupam o espaço. Sem luz, o que seriam os espaços? Eles ainda teriam o mesmo impacto? A iluminação ajuda a trazer nossa atenção as texturas, cores, formas e sombras de um ambiente, ajudando a arquitetura a atingir o seu verdadeiro proposito.
Para criar um balanço ideal entre luz e arquitetura, alguns aspectos são fundamentais:
Estética
A estética é onde os designers e arquitetos se concentram no impacto emocional que o equilíbrio entre iluminação e arquitetura terá nos ocupantes. Determinando como querem que as pessoas se sintam quando andam por um espaço. Esse aspecto é especialmente importante para determinar a função de um local: desde a iluminação externa de uma loja, que deve atrair o consumidor para dentro,
a iluminação interna de um restaurante, que pode ser mais intimista e delicada, um ambiente médico, que precisa de iluminação eficiente e que estimule atenção aos procedimentos,
ou até mesmo aquela luminária discreta que ligamos a noite em nossas casas, que nos conforta e prepara nosso corpo e mente ao descanso.
Função
O segundo aspecto, função, não pode ser esquecido. Queremos que a iluminação crie cenários, mas também precisamos garantir que ela sirva ao seu objetivo mais importante – nos ajudar a ver. As áreas devem ser iluminadas para que os ocupantes se sintam seguros ao exercer suas funções, seja caminhar por uma sala ou por um edifício inteiro.
Deve criar uma sensação de segurança no ocupante, permitindo que exerça sua função básica de identificação, locomoção e ambiência adequada, garantindo que o conforto visual seja atendido em todos os locais.
Eficiência
O aspecto final, eficiência, é muito importante na era atual dos movimentos de construção verde e sustentabilidade. Uma coisa é criar um layout de iluminação de tirar o fôlego, mas outra é criar um layout de tirar o fôlego que também é incrivelmente eficiente em termos de energia. Isso pode ser feito garantindo que a maioria da luz alcance seu objetivo de forma direcionada e que haja menos luz desperdiçada.
Reduzir a quantidade de luz desperdiçada evita gasto energético desnecessário e tornará o edifício mais eficiente. Uma maneira fácil de fazer isso é a utilização de um layout luminotécnico coeso e a adoção da tecnologia LED para ambientes interno e externos, podendo gerar uma redução de até 80% de energia, quando comparado com uma lâmpada incandescente e 30% mais econômicas do que a fluorescente.
Atuando a mais de 16 anos, a Luxion aposta em tecnologia, design e função para proporcionar de forma completa as soluções luminotécnicas que os ambientes necessitam. Trabalhando de perto com arquitetos, designers e diversos setores da tecnologia para continuar inovando e reinventando a forma de iluminar.