Voltar ao Topo

Biofilia: O design que representa vida

Você conhece o conceito de Biofilia? Tudo começou nos anos 1980 com o biólogo norte-americano Edward Wilson para definir cientificamente a atração do ser humano pela vida e pela natureza (bios = vida; philia = amor). É muito utilizado em teorias científicas e psicanalíticas, mas hoje vamos abordar o assunto no tange o design – que é o que nos interessa.
Sentimos necessidade de estar e interagir com a natureza. Mas passamos cerca de 21 horas do nosso dia em ambiente fechado. O design biofílico propõe trazer a natureza para dentro das nossas casas e escritórios afim de nos sentirmos mais saudáveis.

Entre as vantagens de realizar projetos arquitetônicos baseados na biofilia estão:
– Redução do estresse;
– Estimulação da criatividade;
– Aumento do bem-estar;
– Economia de energia elétrica.

A biofilia também ajuda, por exemplo, os espaços comerciais. No varejo, um design biofílico ajuda os clientes a permanecerem mais tempo nas lojas. Nos colégios, estimula a concentração. Nos hospitais, acelera o ritmo dos tratamentos. E, nos escritórios aumenta a produtividade e reduz doenças nos funcionários.
Na Luxion, temos um sistema especial para atender clientes e projetos com design biofílico: é o Cicluz. Mas o que é o Cicluz?

Cicluz é um sistema de controle de iluminação dinâmica que mimetiza a luz natural,e ajusta o relógio biológicoequilibrando o metabolismo. Pode ser programado via controle central, ou aplicativo, que determina a  temperatura de cor da luz e sua intensidade
Esse sistema vai estimular a liberação correta da melatonina e cortisol, contribuir com a melhora do sono e a redução do estresse, melhorar os níveis de atividades e  a melhoria do sistema imunológico.

Nosso case mais recente de Cicluz é na IT’S Informov: uma empresa de arquitetura, engenharia e design de São Paulo, capital. Na reforma da ampliação da sede, eles aplicaram o design biofílico como diferencial, integrando elementos da natureza no ambiente de trabalho. A reposta foi maior sensação de bem-estar e aumento de produtividade.

Biofilia: O design que representa vida
Foto: It’s Informov

Segundo Marcos Saade, diretor de marketing da empresa, “o resultado impactou positivamente na equipe, trazendo maior bem-estar, pois a luz dinâmica traz um componente de conforto visual mais próximo da necessidade de luminosidade ajustados ao relógio biológico”.

Quer começar agora mesmo a utilizar a biofilia na sua casa ou empresa? Então veja algumas dicas que separamos pra você:

– Plantas: Sim, vegetação é elemento base para trazer sensação de conexão com a natureza. A presença do verde é benéfica para os nossos olhos sem falar que elas vão purificar o ar do ambiente.

– Ventilação: Nem sempre é possível ficar de janelas abertas, por causa da poluição e do barulho, mas abrir a janela uma vez por dia, por 10 minutos, já renova o ar.

– Materiais Naturais e Forma Orgânicas: pedras, madeira, bambu, terra. Tudo isso reforça nossa conexão sensorial com o que é natural e por consequência nos torna mais sensíveis ao simples e ao belo.

– Iluminação: Deixamos este item por último pois acreditamos que valorizar a luz natural é imprescindível em todos os ambientes. Mas nem sempre é possível, por isso nosso setor de pesquisa desenvolveu o Cicluz, para nos ajudar a viver melhor independente do ambiente em que estivermos. A luz tem efeitos cronobiológicos e a luz dinâmica sincroniza o ritmo circadiano (relógio biológico). A percepção da luz nos conecta com o mundo natural e isso impacta substancialmente na nossa qualidade de vida..
Para saber mais, clique aqui:   https://luxion.com.br/produtos/cicluz/65/