Voltar ao Topo

Cicluz, tecnologia a serviço do bem estar

A luz elétrica foi inventada em 1879 por Tomas Edison, 139 anos atrás. Ou seja, pouquíssimo tempo em relação a trajetória do homem na terra. Essa invenção provocou uma profunda alteração na rotina social que, até então, era regulada pelo ciclo da luz solar.

A iluminação artificial trouxe com ela muitas mudanças positivas, como: permitir o trabalho a noite, segurança e maior convívio entre as pessoas. Mas, também, muitas influências negativas como o comprometimento do sono, alterações hormonais e estresse.

Até pouco tempo atrás, a ciência ainda não havia comprovado a influência da luz sobre o metabolismo humano. Nos anos 70, pesquisadores se debruçaram sobre este tema e só em 2017 o Nobel de Fisiologia e Medicina foi concedido aos pesquisadores Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young por suas pesquisas sobre o relógio biológico interno dos seres vivos. Eles conseguiram isolar o gene que regula o ciclo circadiano, comprovando que este sofisticado mecanismo regula a produção de hormônios alterando todo o metabolismo do corpo.

A Luxion, que sempre primou por uma conduta ética, investiu em uma pesquisa no Brasil, visando comprovar a tese dos benefícios da luz Circadiana sobre seres vivos. Assim, em parceria com o Laboratório de Cronobiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, patrocinamos a primeira pesquisa sobre este tema, que comprovou a influência sobre a produção dos hormônios cortisol e melatonina, influenciando diretamente o nível de atividade, desenvolvimento cerebral e gordura visceral da amostra pesquisada.

Em 2014, aproveitando o salto tecnológico surgido com a aplicação do LED como fonte de luz, a Luxion vislumbrou a possibilidade de fabricar um sistema de iluminação artificial com os preceitos das pesquisas, o qual denominamos “Cicluz”.

Recentemente, esse sistema foi implantado na hemodiálise do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. A iluminação desta ala, mimetiza a luz natural, o que contribui para o bem estar dos pacientes, da equipe médica e da enfermagem ajustando seu relógio biológico bem como a liberação de hormônios responsáveis pelo ciclos de atividade e repouso e melhoria do sistema imunológico entre outras coisas.

O sistema foi desenvolvido e patenteados pela Luxion, com suporte técnico do Senai, e a insere em um seleto grupo de empresas que tem esta tecnologia. Abaixo pode se observar a mudança da temperatura de cor da luz, que no nascer do dia, inicia com 2700K subindo até 6500K e no entardecer desce para 2700K.

Cicluz, tecnologia a serviço do bem estar Cicluz, tecnologia a serviço do bem estar

Cicluz, tecnologia a serviço do bem estar

Cicluz, tecnologia a serviço do bem estar

Projeto: Foco Luz&Desenho
Fotos: Nelson Kon

Cicluz, em sua essência, é usar a tecnologia a serviço do bem estar do ser humano.

Luxion Lighting Dreams