Como em uma peça teatral, onde a luz reforça ou provoca emoção, intensidade, impacto, suavidade, força.
O ser humano tem o poder de ajustar seu palco conforme a “cena” em andamento. Ele passa a ser ator e plateia simultaneamente.
O espaço físico e psicológico de um ambiente atuam em conjunto, para aumentar o conforto, o aconchego, a atividade, a energia vital, contribuindo decisivamente para o bem estar das pessoas desfrutam dele.
A temperatura de cor expressa a aparência de cor da luz.
Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente.
Você se sente bem em um ambiente com uma luz cálida e aconchegante? E como você se sente em um local com a luz fria e que ativa sua atenção?
A escolha da luz mais adequada irá contribuir para um ambiente com mais conforto, aconchego e bem-estar, ou seja, qualidade de vida.
É a aparência de cor da luz branca, emitida por uma fonte de luz artificial, que é definida em graus Kelvin; considerando as fontes de luz usualmente disponíveis no mercado pode-se dizer que é considerada luz quente ao redor de 2200 à 3000 °K, luz branco neutro cerca de 4000°K e luz branca fria 5000°K ou mais. Destacando que a temperatura de cor correlata e o índice de reprodução de cor são características independentes da fonte de luz.
Fonte: https://www.luminancesys.com/pages/led
Um aspecto importante à ser levado em conta esta ilustrado na figura abaixo, com destaque para os pontos A e B, que representam dois pontos na mesma temperatura linha de cor 3000K. Apesar das duas fontes possuir um CCT de 3000K, a elas possuem diferentes cromaticidades e terão uma aparência diferente ao olho humano. Para indicar estas diferenças, foi criado uma referência métrica que quantifica a posição e distância da fonte de luz em relação do corpo negro a Duv. As fontes que estão acima da linha do corpo negro ( blackbody locus ) terão uma aparência mais esverdeada ( Duv positivo ), enquanto as que estão posicionadas abaixo da linha uma aparência uma aparência de cor mais rosada ( Duv negativo ).
Fonte: Abilux
A figura 1 mostra o ponto (em amarelo) da temperatura de cor do LED de 3.129 K com tendência ao tom laranja.
Figura 1
A figura 2 mostra o ponto (em amarelo) da temperatura de cor do LED de 5.814 K centralizado na curva.
Figura 2
Fonte: Departamento técnico Luxion